Prefeito Rosano Taveira entregou projeto ao vereador Wolney França, presidente da Câmara Municipal de Parnamirim - Foto: Ana Amaral, ASCOM/Parnamirim

Cotidiano

Tarifa Zero Prefeitura de Parnamirim envia projeto de transporte gratuito à Câmara

A previsão é de que o serviço custe cerca de R$ 2 milhões por mês, valor que equivale a aproximadamente 2,4% do orçamento do município

por: NOVO Notícias

Publicado 3 de junho de 2024 às 17:14

Parnamirim Tarifa zero

Prefeito Rosano Taveira entregou projeto ao vereador Wolney França, presidente da Câmara Municipal de Parnamirim – Foto: Ana Amaral, ASCOM/Parnamirim

A Prefeitura Municipal de Parnamirim encaminhou para a Câmara Municipal, nesta segunda-feira (3), o projeto de lei que cria o programa “Tarifa Zero”, que visa garantir a gratuidade do transporte público coletivo no município. A ideia é que o serviço passe a ser oferecido sem cobrança para os usuários ainda este ano. O projeto foi entregue em mãos, pelo prefeito Rosano Taveira, ao presidente da Câmara, Wolney França.

“Acabei de entregar à Câmara Municipal o projeto sobre a Tarifa Zero que irá beneficiar nossa população com transporte gratuito entre os bairros do município, por meio do sistema interbairros, financiado com orçamento próprio. Seremos a 1ª cidade do RN a implementar essa modalidade”, disse o prefeito Rosano Taveira em publicação nas redes sociais.

Leia mais em 

A partir de agora, o projeto será apreciado pelos vereadores de Parnamirim, e em seguida, caso aprovado, deverá ser lançado o edital de licitação. O projeto prevê um custo para os cofres públicos na ordem de R$ 2 milhões por mês, que representa cerca de 2,4% do orçamento municipal.

Na prática, o projeto dispõe sobre a criação do subsídio integral do transporte coletivo urbano municipal, denominado “Programa Tarifa Zero”. O proposto aponta que o Município de Parnamirim “adotará ações de sustentabilidade financeira e socioambiental, priorizando a universalização e qualidade na prestação do serviço público de transporte coletivo municipal”, e para custear o programa, utilizará recursos das seguintes fontes:

  • Dotações orçamentárias próprias;
  • Tarifas decorrentes da operação do sistema de transporte e trânsito do município, sob a gestão da SEDEM;
  • Venda de crédito de carbono;
  • Exploração de ações publicitárias envolvendo o sistema de transporte público;
  • Multas de trânsito;
  • Financiamento relacionados à mobilidade urbana e sustentabilidade socioambiental.

A consultoria técnica para elaboração do projeto foi realizada pela UFRN/FUNPEC, através do professor Rubens Ramos, e a ideia é que até o mês de novembro o serviço de transporte público entre bairros de Parnamirim esteja sendo ofertado gratuitamente aos cidadãos da cidade.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags