Governadora publicou uma mensagem em rede social agradecendo e elogiando atuação do ex-senador à frente da estatal. Ele foi demitido na noite da terça-feira pelo presidente Lula
Publicado 15 de maio de 2024 às 14:35
A governadora Fátima Bezerra acaba de se pronunciar sobre a demissão do ex-senador Jean Paul Prates da presidência da Petrobras. Ela agradeceu a ele e elogiou medidas que foram tomadas sob sua gestão.
“Jean adotou importantes medidas à frente da estatal, com foco na transição energética, pondo fim ao desinvestimento da Petrobras no RN e com a criação da diretoria de transição energética e de sustentabilidade no nosso Estado”, disse.
Jean Paul Prates assumiu o mandato no Senador após a governador Fátima Bezerra ser eleita governadora do RN. Ele foi o 1º presidente da Petrobras na atua gestão Lula.
Fátima Bezerra afirmou ainda que Jean Paul Prates foi importante com relação à exploração da Margem Equatorial. “Além disso foi o responsável por relevantes investimentos no projeto da margem equatorial, que teve seu pontapé inicial no Rio Grande do Norte. Todos sabemos da sua contribuição para o avanço e reconstrução do Brasil”, afirmou.
Confira a postagem completa na qual Fátima Bezerra fala sobre Jean Paul Prates:
Toda gratidão ao companheiro e amigo @jeanpaulprates por sua dedicação enquanto presidente da @petrobras.
+ pic.twitter.com/alcRKpUD6Y— Fátima Bezerra (@fatimabezerra) May 15, 2024
O ex-senador foi demitido da presidência da Petrobras na noite de terça-feira (14) pelo presidente Lula. Foi alegado que o ex-senador nào entregou os resultados esperados.
O Conselho de Administração da Petrobras aprovou, na manhã desta quarta-feira (15), o encerramento antecipado do mandato do presidente Jean Paul Prates. Para o seu lugar, foi nomeada interinamente a diretora executiva de assuntos corporativos, Clarice Coppetti.
No mês passado, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reconheceu a existência de posições públicas divergentes entre o presidente da companhia e o governo, mas classificou rumores sobre demissão como especulações.
O Ministério de Minas e Energia (MME) indicou a engenheira Magda Chambriard para substituir Prates.
O nome de Magda ainda precisa passar por análises internas da empresa. São investigados potenciais conflitos de interesse e preparo para o cargo. Posteriormente, a indicação de Magda deverá ser aprovada no Conselho de Administração e referendada pela Assembleia dos Acionistas.
Ela é engenheira química e civil e iniciou sua carreira na Petrobras em 1980, tendo sido posteriormente cedida à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 2002. Ela ocupou a diretoria geral da ANP entre 2012 e 2016, nomeada pela então presidenta Dilma Rousseff.
O diretor financeiro e de relacionamento com investidores, Sergio Caetano Leite, também foi destituído do cargo pelo Conselho de Administração. Ele era próximo a Jean Paul Prates. Para o seu lugar, foi nomeado interinamente Carlos Alberto Rechelo Neto, atual gerente executivo de finanças.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias