O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que vem atuando junto com os governos federal e estadual na ajuda às vítimas da tragédia ambiental no Rio Grande do Sul, informa que, entre suas muitas ações solidárias, não há trabalho em estradas.
Trata-se, pois, de notícia falsa um áudio que vem sendo divulgado nas redes sociais, segundo o qual agentes da autarquia estariam impedindo a passagem de veículos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) mobilizados para a execução de obras de reconstrução de estradas destruídas pelas enchentes.
Assista o vídeo no qual a fake news sobre o Ibama é desmentida:
Ver essa foto no Instagram
Além de ilegítima, a afirmação não trata das atribuições do Instituto “não é competência do Ibama impedir a circulação de veículos, ainda mais num momento de tanta gravidade para o estado.”, esclareceu a superintendente do Ibama/RS, Diara Maria Sartori.
Ela informou que alguns dos próprios servidores e suas famílias também foram atingidos pelas cheias, nas ruas e nas estradas. “Não faz sentido um fato inverídico desses.” afirmou.
Ontem, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), Paulo Pimenta, afirmou que o esquema de propagação de desinformação sobre a tragédia climática no Rio Grande do Sul é profissional. E que dever ser tratado como crime.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias