Geral

CUIDADOS “Maio Verde” alerta sobre a prevenção e detecção precoce do Glaucoma

Doença ocular é a principal causa de cegueira irreversível do mundo e pode afetar até 50 mil apenas no RN

por: NOVO Notícias

Publicado 6 de maio de 2024 às 15:10

O Glaucoma é considerado a principal causa de cegueira irreversível no Brasil e no mundo. De acordo com a Associação Mundial do Glaucoma, cerca de 4,5 milhões de pessoas no mundo são cegas por causa da doença. No Rio Grande do Norte, o número de pessoas afetadas pode chegar a 50 mil. No Brasil, a Sociedade Brasileira do Glaucoma (SBG) estima que o Glaucoma possa afetar até 2,5 milhões de pessoas com mais de 40 anos.

Diante desse cenário preocupante, foi criada a campanha Maio Verde, que visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção e detecção precoce da doença ocular, que pode causar a cegueira, se não for tratada a tempo.

De acordo com o oftalmologista Jaime Martins, especialista em Glaucoma, 80% dos casos não apresentam sintomas no início da doença. “Glaucoma não tem cura, mas, na maioria dos casos, pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão. Por isso, a consulta regular ao oftalmologista é indispensável, pois o Glaucoma é uma doença silenciosa que pode levar à cegueira irreversível”, explica.

Oftalmologista Jaime Martins, especialista em Glaucoma – Foto: Reprodução

Além disso, pessoas com histórico familiar, hipertensão arterial e diabetes têm maior risco de desenvolver a doença, e devem consultar o especialista independentemente da idade. Nos casos mais avançados da doença, os “sinais” aparecem. Dentre os sintomas da doença estão a perda gradual da visão lateral, dor forte e súbita em um dos olhos, visão embaçada, olhos vermelhos e inchados, náuseas e vômitos, dores na testa, lacrimação e sensibilidade à luz.

O Glaucoma pode ser detectado somente com o exame oftalmológico cuidadoso, no qual o oftalmologista mede a pressão intraocular e examina o fundo de olho. Exames complementares como campo visual e tomografia de coerência óptica (OCT) auxiliam no diagnóstico.

Caso a doença seja detectada, o tratamento pode consistir no uso de colírios que diminuem a pressão intraocular, laser ou cirurgia. No entanto, o dano já estabelecido não pode ser revertido, por isso é fundamental a detecção precoce.

 

 

 

 

 

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags