O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de passageiros do Município do Natal (Seturn) formalizou um pedido à superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit-RN) para a implantação, em um trecho específico da BR-101, de uma faixa exclusiva destinada aos serviços de transporte público de passageiros, tanto urbano, intermunicipal quanto interestadual.
A ausência de uma faixa exclusiva tem ocasionado dificuldades para a circulação da frota de ônibus nessa região, principalmente nos horários de pico, das 6h30 às 9h no sentido BR para a Avenida Salgado Filho e das 17h às 19h no sentido inverso. A proposta visa atenuar os frequentes congestionamentos que têm afetado negativamente a mobilidade urbana em Natal.
O trecho em questão abrange 2,4 quilômetros, com um volume de tráfego estimado em 77 mil veículos diariamente, dos quais 1.394 são ônibus do transporte público, responsáveis por transportar mais de 90 mil passageiros por sentido, em dias úteis, distribuídos em 81 linhas regulares.
Além de proporcionar uma solução para os congestionamentos, a implantação da faixa exclusiva permitirá a continuidade das faixas já existentes nas Avenidas Engenheiro Roberto Freire e Salgado Filho, otimizando os serviços de transporte público na Grande Natal.
O Seturn ressalta que, segundo a Lei n° 12.587/2012, que institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana, o transporte coletivo tem prioridade sobre o transporte individual, incluindo pedestres e ciclistas.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias