O deputado fará a denúncia em decorrência do episódio entre Mineiro e membros do MBL registrado na sexta-feira (15), no Aeroporto de Natal; Girão disse ainda que levará o caso à Comissão de Ética da Câmara
Publicado 18 de março de 2024 às 18:39
O deputado federal General Girão (PL) divulgou na tarde desta segunda-feira (18) que vai apresentar uma notícia-crime ao Ministério Público contra o também deputado federal Fernando Mineiro (PT).
A denúncia é em decorrência do episódio envolvendo Fernando Mineiro e integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL), na tarde da sexta-feira (15), no Aeroporto Internacional de Natal, quando o parlamentar desembarcava no RN acompanhado da presidente nacional do PT, a deputada Gleisi Hoffmann, que veio ao estado para cumprir agenda política.
De acordo com Girão, “o que houve foi um crime e o Ministério Público precisa apurar e denunciar o ocorrido”, se referindo à imagens do desentendimento e troca de agressões entre o deputado do PT e os militantes de direita, que interpelaram Mineiro e Gleisi na saída do terminal aeroportuário.
Em nota, o deputado General Girão cita vídeos do momento, alegando que “Fernando Mineiro dá um tapa na mão de um homem que acompanhava o influenciador Matheus Faustino, tentando derrubar o celular dele. Na sequência, o político o derruba no chão e chega a apertar a cabeça do rapaz”, e reproduziu ainda a fala de Mineiro dizendo que “fascista eu quebro no pau”.
Um dos integrantes do MBL, o influenciador Matheus Faustino, foi à uma delegacia e registrou um Boletim de Ocorrência contra Fernando Mineiro por agressão. Por sua vez, o Girão alega que “a agressão, por si só, não tem uma tipificação específica. Todavia existem dois possíveis caminhos que, após feita a denúncia, podem ser avaliados pela justiça, podendo ter considerados como infração penal ou lesão corporal leve”.
Além da representação criminal, o deputado General Girão ainda pretende levar o caso para apreciação da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Federal. Ele justifica a denúncia “tendo em vista ter sido uma conduta totalmente incompatível com a dignidade da função parlamentar”.
Por fim, Girão volta a defender que Fernando Mineiro seja investigado e devidamente punido pelo ocorrido. De acordo com ele, deve ser levado em consideração “não apenas o dano causado ao cidadão, mas também a apologia à violência, à agressão física e, de forma direta, à conduta criminosa e violenta em época de polarização nacional”.
O NOVO procurou o deputado Fernando Mineiro, mas até o fechamento desta matéria não houve resposta. O espaço permanece aberto para manifestação.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias