Cotidiano

Dia Internacional da Mulher terá ato político e caminhada em Natal

Ato “Em defesa da vida das Mulheres, pela legalização do aborto, contra as guerras, as violências e as privatizações” será realizado a partir das 15h, com concentração na calçada do Banco do Brasil, na Avenida Rio Branco, zona Leste da cidade

por: NOVO Notícias

Publicado 7 de março de 2024 às 16:33

Programação e tema de ato no Dia Internacional das Mulher em Natal foi definido em plenária. Foto: Cedida

Programação e tema de ato no Dia Internacional das Mulher em Natal foi definido em plenária. Foto: Cedida

Movimentos de mulheres e feminista, entidades e centrais sindicais vão promover na próxima sexta-feira (8), um ato político-cultural com caminhada para marcar o Dia Internacional da Mulher em Natal. A atividade será realizada a partir das 15h com concentração na calçada do Banco do Brasil, na Avenida Rio Branco, zona Leste da cidade. A caminhada será ate a Praça Pedro Velho, também chamada Praça Cívica.

O cortejo será puxado por batucadas e fanfarras feministas. O ato será encerrado com shows das bandas Zamberacatu, Batuque de Mulheres, Quilombo de Acauã e Mulherio das Letras. Este ano o tema escolhido foi “Em defesa da vida das Mulheres, pela legalização do aborto, contra as guerras, as violências e as privatizações”.

Leia também:

No ato que marca o Dia Internacional da Mulher em Natal, será discutido o fato de que as mulheres têm suas vidas mais precarizadas diante da ausência de políticas públicas, de conflitos armados, guerras e violências cada vez mais frequentes em nossos dias e no cenário internacional atual.

“Não podemos esquecer as vidas perdidas das mulheres, crianças e civis na palestinas, frente o genocídio em curso. Além disso, devemos estar atentas e fortes ao movimento político da ultradireitista no país, que tem avançado cada vez mais o processo de privatizações em serviços básicos e nas empresas estatais”, diz o comunicado distribuído pelas organizadoras.

Mulheres chefiam cerca de 40% dos lares brasileiros e são imediatamente atingidas pela privatização e pela precarização desses serviços.

“Pela primeira vez, teremos a participação de 30 mulheres pescadoras (Macau, Galinhos, Caiçara do Norte, Natal, Muriú, Guamaré, Pedra Grande, Areia Branca) nas ruas em defesa de seus territórios e maretórios diante do avanço das energias renováveis no litoral do estado” disse Claudia Gazola, educadora e militante feminista.

Serviço

Ato “Em defesa da vida das Mulheres, pela legalização do aborto, contra as guerras, as violências e as privatizações”

Onde: Concentração às 14:30 em frente ao Banco Brasil da Rio Branco.

Trajeto: Até a Praça Pedro Velho (segue pela Ulisses Caldas, entra da Princesa Isabel até a João Pessoa, segue pela Deodoro e Trairi, com chegada às 16:30 na praça cívica com encerramento político cultural até às 18h.

Apresentações: Zamberacatu, Batuque de Mulheres, Quilombo de Acauã e Mulherio das Letras

Quanto: Gratuito

 

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags