Cotidiano

Ezequiel solicita reforço no combate à dengue para cidades do RN

Ezequiel solicitou o envio de carros fumacês para dez municípios do estado, destacando que essa é uma das principais técnicas utilizadas no combate ao mosquito transmissor da doença

por: NOVO Notícias

Publicado 7 de março de 2024 às 10:43

Deputado Ezequiel Ferreira, presidente da ALRN – Foto: João Gilberto

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), apresentou requerimentos para reforçar o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, em diversas cidades do estado.

Ezequiel solicitou o envio de carros fumacês para dez municípios, incluindo Parnamirim, Mossoró, Ielmo Marinho, Acari, Porto do Mangue, Pendências, Florânia, Luís Gomes, Major Sales e São José do Campestre. O parlamentar destaca a pulverização de inseticida como uma das principais estratégias para combater o mosquito.

O fumacê, também conhecido como nebulização, é uma medida emergencial de controle de mosquitos, recomendada durante epidemias de dengue ou quando outras estratégias de controle não são suficientes. No entanto, não deve ser considerado como solução permanente. Medidas preventivas, como eliminação de criadouros e uso de repelentes, são igualmente importantes.

Ezequiel expressou preocupação com o aumento dos casos de dengue devido às chuvas, período propício para a proliferação do mosquito. Os requerimentos foram encaminhados à governadora Fátima Bezerra (PT) e à secretária estadual de Saúde Pública, Lyane Ramalho.

“Há uma preocupação com a elevação do indicador epidemiológico para casos de dengue devido às chuvas, período em que há um aumento na proliferação dos mosquitos e, consequentemente, do risco da população ser acometida pela doença”, disse o deputado Ezequiel Ferreira.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags