Cotidiano

Estudos do Porto-indústria verde do RN avançam à segunda fase

O estudo, previsto para durar cerca de 12 meses, abrange diversas áreas multidisciplinares, como aspectos socioeconômicos, ambientais, de desenvolvimento industrial e logística

por: NOVO Notícias

Publicado 4 de março de 2024 às 12:43

Segunda fase de estudos foi iniciada em janeiro deste ano – Foto: Glácia Marillac

A coordenação responsável pelo Estudo de logística integrada e de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) realizou uma nova visita técnica ao município de Caiçara do Norte, no Litoral Norte Potiguar, na sexta-feira (1). Esta é a segunda etapa dos estudos e ela faz parte das exigências legais para a implantação do Porto Indústria-Multipropósito na região. A etapa, que teve início em janeiro deste ano, está sob a coordenação do grupo de pesquisa Creation, da UFRN.

A equipe técnica, composta majoritariamente por professores doutores e pesquisadores pesquisadores de destaque nas áreas socioeconômico, ambiental, de desenvolvimento industrial e logística, visa avaliar aspectos geológicos da área, como o relevo do fundo do mar e a composição, para estimar o custo operacional da construção e garantir a preservação ambiental.

“Essas visitas técnicas são importantes para avaliarmos o que há de formação geológica em toda a área . Nós vamos observar detalhes como o relevo do fundo do mar e a composição, para avaliar o custo operacional da construção e a preservação máxima, assegurando o desenvolvimento sustentável pelo qual trabalhamos”, ressaltou a professora Elenice Vital, especialista em geologia marinha e costeira.

O estudo, previsto para durar cerca de 12 meses, abrange diversas áreas multidisciplinares. O Governo do RN tem priorizado o Porto como uma estratégia para impulsionar o desenvolvimento econômico do estado, especialmente em consonância com a demanda global por investimentos em energia verde e sustentabilidade.

O professor Mario González, coordenador do projeto, ressaltou o compromisso com a sustentabilidade do processo e a importância de elaborar um EIA-RIMA de alta qualidade. A futura instalação do Porto-Indústria Verde tem sido um tema muito discutido em Caiçara do Norte, segundo o secretário municipal de planejamento, Diego Pereira de Souza, que enfatizou a expectativa de que o empreendimento traga empregos e prosperidade para a região.

“Estamos trabalhando para assegurar a sustentabilidade de todo o processo. Certamente a instalação do porto será um impulsionador da economia verde inclusive internacional. Temos consciência da nossa responsabilidade de elaborar um EIA-RIMA de excelência.”,  afirmou o professor Mario González, coordenador do projeto, que também estava presente à visita.

A área destinada ao Porto abrange não só Caiçara do Norte, mas também os municípios de São Bento do Norte e Galinhos, devido à sua localização estratégica. Estudos preliminares sobre energia eólica offshore indicam um potencial significativo de geração de energia na região, assim como a produção de hidrogênio verde, amônia verde, aço verde e outros produtos sustentáveis, o que poderia gerar até 25 mil empregos inicialmente.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags