Presos que escaparam do presídio de segurança máxima de Mossoró, às 3h17 da madrugada, escalaram uma das luminárias, por meio da qual tiveram acesso ao teto da cela e puderam cortar a cerca e pular
Publicado 14 de fevereiro de 2024 às 15:17
A primeira fuga da história do sistema penitenciário federal, no presidio de Mossoró, teria ocorrido pelo teto da cela. Os criminosos Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça conseguiram fugir supostamente usando a abertura no teto da cela.
As informações foram publicadas pelo jornalista Guilherme Amado, do site Metrópoles.Em presídios federais, nos quais as celas são individuais e têm cerca de 6 metros quadrados, os presos têm direito a duas horas diárias de banho de sol.
Já de acordo com a CNN, os dois presos escaparam do presídio de segurança máxima de Mossoró, às 3h17 da madrugada. Eles teriam escalado uma das luminárias, por meio da qual tiveram acesso ao teto da cela e puderam cortar a cerca e pular. Ao contrário da penitenciária de Brasília, o presídio de Mossoró não tem uma muralha para contenção.
Os investigadores trabalham com a possibilidade de falha humana ou cooptação. Isso porque ainda não há respostas sobre como os fugitivos atravessaram pelo menos 3 portas – cela, corredor e pátio – e como burlaram o circuito fechado de câmeras de TV. O Ministério da Justiça suspeita que uma obra no pátio do Presídio Federal tenha diminuído a segurança da unidade, acarretando a primeira fuga do Sistema Penitenciário Federal.
Segundo integrantes do Ministério, por conta da obra, um detector de metais estava desativado e os agentes penitenciários não estavam passando pelo procedimento, então poderia entrar com material que normalmente é proibido. “A estrutura não é simples, tem até monitoramento”, disse um policial em relato reservado à CNN. As autoridades trabalham numa apuração rigorosa dos fatos para resgatar a credibilidade do sistema que, em 20 anos, nunca registrou uma fuga.
Depois da fuga do presídio federal de Mossoró, o secretário nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública, André Garcia, foi enviado a cidade. Uma investigação foi aberta para apurar as circunstâncias da fuga dos detentos. O ministério também acionou a direção da Polícia Federal para que a corporação apure o caso. Operações da PF estão em curso para recapturar os dois fugitivos.
Deibson Nascimento, também conhecido como “Tatu” ou “Deisinho”, e Rogério Mendonça, anteriormente detidos no Complexo Penitenciário de Rio Branco, no Acre, foram transferidos para o presídio federal em Mossoró, Rio Grande do Norte, em setembro de 2023.
Essa transferência, que também envolveu outros doze detentos, foi uma resposta do governo do Acre a uma rebelião no Presídio Antônio Amaro Alves em julho de 2023, que resultou na morte de cinco presos. Nascimento e Mendonça, associados ao Comando Vermelho, tiveram participação direta no evento, conforme indicado pelo governo estadual.
A estadia prevista de ambos na unidade de segurança máxima, sob o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), é de dois anos. O presídio de Mossoró, que recebeu a transferência, já hospeda figuras notórias do Comando Vermelho, incluindo Fernandinho Beira-Mar, transferido para lá após uma estadia no presídio de Campo Grande.
A fuga de Nascimento e Mendonça marca um precedente no Sistema Penitenciário Federal, gerido pelo Ministério da Justiça, conhecido pela eficiência na prevenção de fugas, rebeliões e contrabando. A Secretaria Nacional de Políticas Penais destaca o sistema como exemplar na aplicação da Lei de Execuções Penais (LEP), sem registros anteriores de incidentes semelhantes.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias