O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, tomou posse no cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil na manhã desta quinta-feira (1), no Palácio do Planalto, substituindo Flávio Dino, que ocupava o cargo desde o início do mandato de Lula, em janeiro de 2023, e deixa a pasta para assumir uma cadeira no STF, deixada pela ministra Rosa Weber, aposentada do cargo em setembro do ano passado, após passar 12 anos na Suprema Corte.
A nomeação de Ricardo Lewandowski para o cargo de ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) no dia 22 de janeiro, no entanto, o decreto deixou a nomeação válida a partir do dia 1º de fevereiro.
Lewandowski deixou o cargo de ministro do STF em 11 de abril de 2023, após ter antecipado em um mês sua aposentadoria.
Indicado à Suprema Corte em 2006 pelo próprio presidente Lula, o novo ministro da Justiça e Segurança Pública presidiu o STF e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entre 2014 e 2016. Foi também presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2010 e 2012.
Nascido no Rio de Janeiro, o ex-ministro é formado pela Universidade de São Paulo (USP), mesma instituição pela qual se tornou mestre e doutor e na qual leciona desde 1978.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias