Cotidiano

Mariane, nota mil na redação do Enem 2023 no RN: “Achei que fosse erro do site”

Estudante de Natal não creditou quando viu que tinha sido uma das únicas notas mil na redação do Enem. Ela só acreditou após verificar em outro dispositivo o resultado obtido

por: NOVO Notícias

Publicado 17 de janeiro de 2024 às 06:00

Nota mil do RN na redação do Enem 2023, Mariane Barbosa quer seguir a carreira militar. Foto: Neves

Nota mil do RN na redação do Enem 2023, Mariane Barbosa quer seguir a carreira militar. Foto: Neves

A exemplo de milhares de pessoas, na manhã de terça-feira (16), a estudante Mariane Clementino Barbosa, 17 anos, moradora de Natal, ficou presa em frente ao computador tentando acessar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Foi um pouco angustiante, porque eu tive muita dificuldade”, conta. Quando finalmente conseguiu ver o resultado, foi difícil acreditar. “Achei que fosse um erro do site”, diz. Tanto que ela recorreu a outro dispositivo para acessar a plataforma e ter certeza de que aquela nota era realmente a dela.

Só após essa segunda verificação foi que Mariane realmente acreditou no que as duas telas tinham mostrado: que ela havia conseguido nota mil na redação do Enem 2023. Somente 6 pessoas conseguiram isso no Rio Grande do Norte. No Nordeste, 25 estudantes fecharam a redação. E no Brasil, o números de redações nota mil foi 60. O RN, unto com o Piauí, só perdeu para o Rio de Janeiro, onde 7 candidatos conseguiram a nota máxima na produção de texto.

Leia também:

Essa foi a primeira vez que Mariane Barbosa tentou o Enem. Ela é aluna do Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, e acabou de terminam o 3º ano do ensino médio em 2023. Ela acredita que o excelente resultado se deve principalmente a dois fatores: seguir à risca as orientações dos professores e manter uma constância no estudo.

“O colégio foi muito importante para essa minha conquista”, afirma. Mariane conta que durante a preparação conseguiu fazer duas ou três redações por mês. E que sempre pesquisava muito para ganhar repertório sobre temas variados. Agora, com o resultado, ela espera cursar direito. Mas essa não é a carreira que Mariane pretende seguir.

Filha de um pai militar e uma mãe dona de casa, ela quer seguir a carreira militar. Por isso, o Enem não era o foco dela. A aluna nota mil inclusive  inclusive já foi aprovada na Academia da Força Aérea (AFA), mas ficou como excedente. 

Ela pretende insistir para se tornar intendente na Aeronáutica.  De acordo com a própria Força Aérea Brasileira (FAB), a intendência tem duas missões: “a primeira, de caráter indireto, concentra-se nas atividades de apoio administrativo voltadas para a sustentação das organizações militares e do pessoal, enquanto a segunda abarca as funções cruciais para as operações aéreas”.

Para os que ainda vão tentar o Enem, Mariane acredita que a melhor estratégia é manter a constância nos estudos, praticando muito e tentando melhorar os pontos fracos e fortes. Assiata abaixo uma publicaçào compartilhada pela escola de Mariane na qual ela comenta o resultado no Eme 2023:

 

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags