Economia

Jean Valério: Um ano de desafios e oportunidades para a economia

Olhando para o Rio Grande do Norte, enxergo nosso estado em posição privilegiada para o próximo ano

por: NOVO Notícias

Publicado 28 de dezembro de 2023 às 15:00

COLUNA JEAN VALÉRIO

2023: Um Ano de Desafios e Oportunidades para a Economia Brasileira e o Rio Grande do Norte

Ao refletirmos sobre o ano que se encerra, é inegável o intenso trabalho e os desafios enfrentados. No entanto, o horizonte que se aproxima traz consigo a promessa de um novo ciclo, repleto de esperança e potencial de crescimento.
As projeções para o PIB nacional em 2023 apontam um avanço de 3%, um número encorajador diante das incertezas que permearam este período. Apesar das previsões cautelosas dos especialistas para o próximo ano, acredito firmemente em um potencial maior de crescimento para o Brasil.

Minha convicção se fundamenta não apenas em análises técnicas, mas também nas medidas econômicas em curso, como o impacto positivo, mesmo que inicialmente psicológico, da recente reforma tributária. Além disso, observamos uma tendência de queda no desemprego, crescimento econômico e estabilidade na inflação.

Este otimismo não é exclusivamente meu. Uma Pesquisa Datafolha, realizada em dezembro de 2023, revelou que sete em cada 10 brasileiros compartilham a expectativa de um 2024 mais próspero.

Olhando para o Rio Grande do Norte, enxergo nosso estado em posição privilegiada para o próximo ano.

Nosso território, reconhecido nacionalmente por liderar na produção de energias renováveis, retoma sua posição no setor de petróleo e gás. Além disso, nossas vocações naturais, como a exploração de frutas, sal, camarão e turismo, fortalecem-se, juntamente com a descoberta e expansão de novos potenciais, como a mineração e outras áreas do agronegócio.

Certamente, 2023 apresentou desafios significativos para as finanças públicas do RN. Reconheço as medidas importantes adotadas pelo Governo para manter nosso equilíbrio financeiro, embora o recente revés na Assembleia Legislativa possa representar um desafio adicional em 2024.

É crucial que nossa liderança estadual, representada pela governadora Fátima Bezerra, encontre alternativas para superar essa lacuna financeira, mantendo a crença inabalável no potencial do Rio Grande do Norte. Ao seu lado, Fátima conta com o profissionalismo do secretário de Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, amplamente reconhecido pelo setor produtivo como um gestor atento, capaz e de credibilidade.

Apesar das dificuldades, é hora de unirmos forças: entidades, empresários, governos estadual e municipais.

Ainda que tenhamos algumas diferenças de opiniões, sejam elas de ordem política ou econômica, devemos nos manter UNIDOS quando o assunto for fazer o Rio Grande do Norte avançar. Este é o pacto que proponho.

Olhando para o futuro, saímos deste ano fortalecidos, com reformas significativas e uma visão renovada. Mas ainda há muito a ser feito. É momento de colaboração e ação conjunta para enfrentarmos os desafios que o próximo ano trará.

É hora de trabalharmos em conjunto, aproveitando o que conquistamos em 2023 e impulsionando nossos esforços para construir um 2024 ainda mais promissor para a economia brasileira e para o Rio Grande do Norte.
Eu estou pronto para colaborar. Conto com cada um de vocês nessa jornada.

Jean Valério,
Presidente do Sistema LIDE no RN