Um dia após a aplicação das provas do concurso para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), realizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), pessoas que disputam vagas para o cargo de jornalista distribuíram texto informando uma série de falhas na realização do certame.
De acordo com as informações enviadas para o NOVO Notícias, “o certame se tornou alvo de reclamações por erros crassos na impressão dos cadernos e também na apresentação dos gabaritos”.
No antigo Twitter, várias pessoas publicaram reclamações. O jornalista Vinicius Menna, por exemplo, postou que a “prova de Jornalista da Ebserh (IBFC) simplesmente cortou uma disciplina (Informática) na prova e acrescentou questões em outras três disciplinas… No fim das contas, a prova de 50 questões teve 60 e exclui informática… e ainda tinham duas discursivas… Domingo perdido…”.
A jornalista e psicóloga Soraya Wanzeller também recorreu ao X para reclamar e detalhou os problemas na prova do concurso da EBSERH. Segundo ela, “O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC deu um show de desorganização e falta de respeito com os candidatos”.
A jornalista listou os erros cometidos: “Edital previa 50 questões, a prova teve 60; foram 5 questões a mais em Raciocínio Lógico, Legislação do SUS e Legislação da EBSERH, aí só consideraram as 5 primeiras questões; esqueceram de colocar na prova as questões de informática e deram 5 pontos pra todo mundo; e divulgaram o gabarito errado da prova de conhecimento específico.”
“A gente paga taxa de inscrição, estuda, se organiza pra fazer uma prova numa manhã de domingo pra esse show de horrores. Vergonha”, escreveu. Confira a publicação
O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC deu um show de desorganização e falta de respeito com os candidatos no concurso da @Ebserh_Gov. Olha só os absurdos na prova para o cargo de jornalista:
– Edital previa 50 questões, a prova teve 60.— Soraya Wanzeller (@sorayawanzeller) December 18, 2023
De acordo com e-mail enviado para o NOVO, “nesta segunda (18), “a publicação dos gabaritos surpreendeu os concurseiros mais uma vez ao resolver considerar apenas a primeira metade das questões das disciplinas que vieram com o número acima do previsto, apesar dos candidatos terem tido que otimizar o tempo para a resolução das perguntas adicionais como se elas estivessem valendo para a correção, sem concessão de minutos a mais.”
O mesmo e-mail apontou que “os problemas não pararam com a manobra tentando evitar os custos de uma reaplicação da prova dentro das regras, contudo. O mesmo gabarito chocou ainda em sua versão inicial por trazer diversas respostas nitidamente equivocadas em relação aos conhecimentos específicos dos jornalistas’, diz o texto.
E ainda: “Em uma das questões, a recorrente prática de media training se torna atribuída pelo IBFC de forma principal somente à indústria do entretenimento, desconsiderando a sua aplicação mais comum por porta-vozes e executivos apontada em outra resposta. Outro tópico cravava como resposta correta que os meios de comunicação deveriam levar a popularidade das celebridades em conta para a definição do público-alvo”
O e-mail enviado ao NOVO informa que os candidatos que se sentiram lesados já estão buscando apresentar recursos e denúncias ao Ministério Público.
De acordo com gabarito disponibilizado, serão desconsideradas as questões 16 a 20 de Raciocínio Lógico; 26 a 30 de Legislação (SUS) e 36 a 40 de Legislação (EBSERH). As questões de Noções de Informática, 5 ao todo, terão sua pontuação atribuída aos candidatos presentes.
A IBFC foi procurada para falar sobre o assunto e uma atendente orientou que fosse enviado um e-mail com os questionamentos. Até o término deste texto, nenhuma resposta havia sido enviada. O espaço permanece aberto para qualquer manifestação acerca dos problemas apontados no concurso.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias