Últimas

“Natal tem problemas que pioraram nessa gestão”, diz Samanda Alves

Recém eleita vice-presidente do PT em Natal, Samanda Alves admite que deverá disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Natal nas eleições do próximo ano

por: NOVO Notícias

Publicado 20 de novembro de 2023 às 11:22

entrevista: Samanda Alves, Vice-presidente do PT Natal

Recém eleita vice-presidente do PT em Natal, a suplente da deputada federal Natália Bonavides, Samanda Alves, admite que deverá disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Natal nas eleições do próximo ano. “É desejo do PT”, afirma, nesta entrevista exclusiva concedida ao Novo Notícias.

Samanda conta ainda que os dois grandes objetivos do partido para 2024 são eleger Natália prefeita de Natal e aumentar a bancada petista no Legislativo municipal. Aliás, Samanda também revelou que há uma unanimidade poucas vezes vista no apoio da legenda à candidatura da parlamentar.

Nesta entrevista, a vice-presidente do PT em Natal comenta sobre esses pontos e mais: avalia a gestão Álvaro Dias e a aproximação do presidente do PSB no RN, Rafael Motta, ao atual prefeito da capital, entre outros assuntos.

Samanda, você assumiu há poucos dias a vice-presidência do PT em Natal ao lado da deputada Divaneide Basílio, que é a presidente da sigla na capital potiguar. Como vocês planejam trabalhar o partido para as eleições municipais do ano que vem? Quais os objetivos do PT em Natal para o pleito?
Isso. Assumi a vice-presidência, ao lado da companheira Divaneide, de forma que hoje temos duas mulheres à frente da direção do PT de Natal. Nosso partido tem uma tarefa histórica para desempenhar que é vencer as eleições para administrar Natal em alinhamento com o governo do estado e o governo federal. Além de fazer uma bela bancada de vereadoras/es. Para isso, estamos ouvindo as pessoas e construindo um programa de governo plural e participativo, como é nossa tradição fazer. Junto com a Federação Brasil Esperança, temos dialogado com os demais partidos e com os setores organizados da sociedade.

Depois da sua eleição para a vice-presidência do PT, parece que ficou fortalecida a possibilidade de você entrar na disputa por uma vaga na Câmara Municipal de Natal. Sua pré-candidatura à vereadora está confirmada?
Eu jamais me furtaria de contribuir com a mudança que queremos fazer em Natal. Me coloquei à disposição do partido e há um desejo natural do PT e do grupo mais amplo que acompanhou nossa candidatura à deputada federal de que eu seja candidata. Nós vamos cumprir essa tarefa porque, além de eleger nossa prefeita, queremos fazer uma boa bancada de vereadoras/es, pois governante nenhum faz nada sozinho. O parlamento cumpre um papel fundamental.

Ao mesmo tempo, você é suplente da deputada federal Natália Bonavides, que é pré-candidata a prefeita de Natal. Isso significa que, caso Natália seja eleita, você poderá assumir o mandato federal. Como ficaria a eleição de vereadora?
É verdade, tenho a honra de ser 1ª suplente de deputada federal pelo PT. Mas sabemos que viveremos eleições muito duras. Não tem nada ganho. E o PT trabalha para ter uma nominata forte para a câmara de vereadores, entendendo que isso fortalece nossa candidatura à prefeita também. Não temos essa vaidade. Do mesmo modo que contribuí para a nominata do PT nas eleições para Câmara Federal, ajudando a dobrarmos o número dos nossos mandatos, vou contribuir para Câmara Municipal.

Falando sobre Natália, como você avalia o trabalho que ela vem desenvolvendo para fortalecer a candidatura à prefeita?
Primeiro é necessário dizer que as votações que Natália obteve nas eleições que disputou a credenciam para disputar a Prefeitura. Seu trabalho e seus mandatos, tanto como vereadora quanto como deputada federal, mostram conexão com as necessidades do povo, o que se expressa em ter sido a deputada federal mais votada das eleições de 2022. E Natália sabe que é preciso ampliar cada vez mais para uma disputa majoritária. O diálogo que ela tem estabelecido com o setor produtivo é uma demonstração clara disso.

Dentro das hostes petistas, Natália é unanimidade para a disputa à Prefeitura?
Com toda certeza. Eu nunca vi o PT, desde o início das discussões, marchar unido em torno de uma candidatura à prefeitura de Natal, como estou vendo agora com o nome de Natália. Existe esse desejo por parte da militância e do nosso corpo de parlamentares e dirigentes. É muito bom podermos apresentar um nome novo, qualificado, com fôlego e vontade de fazer uma Natal diferente que é a companheira Natália Bonavides. Estamos muito otimistas porque sabemos que é possível e que seria o melhor para Natal.

Nos bastidores, o nome da deputada estadual Divaneide Basílio tem sido muito falado como possibilidade para a disputa pela Prefeitura de Natal. Como você avalia?
Natural que o nome da companheira Divaneide seja lembrado. Ela teve uma votação muito expressiva em Natal, assim como Natália que foi a federal com maior votação na capital. A inserção e o trabalho de Diva em Natal serão fundamentais para contribuir com a eleição de Natália. Na condição de Presidente do PT Natal, Diva está coordenando os encontros territoriais que o partido tem realizado para ouvir a população e construir nosso programa de governo.

O prefeito Álvaro Dias tem, repetidamente, dito que não é impossível uma aliança com o PT para 2024. Como você analisa esse posicionamento e como avalia a posição de Natália Bonavides de rechaçar qualquer possibilidade de receber o apoio do atual prefeito nas próximas eleições?
Álvaro tenta agora fazer um giro ao centro em busca de se recolocar no debate eleitoral após as derrotas de 2022, quando coordenou as campanhas de Bolsonaro e de Fábio Dantas a governador. Não acredito que ele tenha intenção de se aliar ao PT, me parece mais uma pirotecnia para tentar confundir a população. Ao que parece, o candidato dele já foi definido e seria o mesmo que contribuiu para eleição de Rogério Marinho ao Senado. Resta saber se esse candidato irá cumprir mais uma vez o papel de tentar atrapalhar a candidatura do campo progressista. O PT faz oposição à gestão de Álvaro na Câmara Municipal, justamente porque ele não governa para a maioria do povo. A posição de Natália foi coerente com isso. O PT não desconhece que eleições majoritárias demandam alianças. No entanto, essas alianças precisam se dar em torno de programas e projetos para a cidade e não como palavras ao vento.

Como Samanda avalia a gestão Álvaro Dias?
É uma gestão que não tem sintonia com as prioridades da maioria da população. Que não olha para quem depende do transporte público para se locomover; que acha que a zona norte não faz parte de Natal; que limita o acesso das crianças à creche através de sorteio, então a mãe depende de sorte para matricular seus filhos. É uma gestão que brincou com a vida das pessoas na época da pandemia e que não se preocupa com a saúde daqueles que dependem do SUS.

Quais problemas mais graves você considera que Natal tem hoje e que precisam ser urgentemente resolvidos?
Natal tem problemas graves que não vêm de hoje e que foram aprofundados nessa gestão, como o péssimo serviço de transporte público que é oferecido à população; uma das tarifas de ônibus mais caras do país; a falta de vagas nas creches; o abandono da nossa orla; o desrespeito e desvalorização com os servidores públicos municipais que são tratados sem diálogo, com suas carreiras desmanteladas, o oposto do que vemos no governo da professora Fátima. Temos agora a oportunidade inédita de reverter isso para que as mulheres possam matricular seus filhos e filhas na creche contando com o poder público e não com a sorte.

Você, hoje, trabalha no gabinete do deputado estadual Francisco do PT. Como tem sido esse trabalho no Legislativo potiguar?
Tenho a honra e a responsabilidade de estar chefe de gabinete do Deputado Francisco, que é líder do governo Fátima na Assembleia Legislativa. Essa experiência já trago dos quase 20 anos em que trabalhei com Fátima, em seus mandatos de deputada estadual, deputada federal e senadora. O mandato de Francisco é motivo de muito orgulho para a gente porque faz proposições em sintonia com a necessidade da população, leis realizáveis, que têm condições de serem colocadas em prática. É um parlamentar de diálogo, que já teve experiências no poder executivo na condição de prefeito, e que faz a defesa da educação e do governo Fátima.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags