kelps Lima quer a presença de Rui Costa e Carlos Gabas na CPI da Covid
O deputado Kelps Lima quer ouvir o que o governador da Bahia, Rui Costa, tem a dizer a respeito da compra de respiradores fantasmas pelo Consórcio Nordeste. Para isso, ele e sua equipe já estão preparando o pedido de convocação do governador para depor na CPI da Covid do Rio Grande do Norte. De acordo com o parlamentar, Rui Costa deve comparecer à comissão “não na condição de governador da Bahia, mas na de gestor de recursos públicos potiguares”.
A justificativa para o depoimento de Costa na CPI da Covid potiguar, segundo o deputado, é o fato de ele ser o principal responsável pela administração do Consórcio, que “deve esclarecimento ao povo do Rio Grande do Norte, que perdeu R$ 5 milhões, o que resultou em mortes e sofrimento para população do RN”. “Diante disso, nada mais natural, e juridicamente cabível, que o presidente do Consórcio, responsável pela administração dos recursos e investigado no SJT também seja ouvido”, afirmou.
Rui Costa é o presidente do Consórcio Nordeste, o organismo que recebeu dinheiro do Governo do Estado do RN para comprar respiradores que não recebeu, ficando no prejuízo de R$ 5 milhões, os quais o Executivo tenta recuperar através de processo judicial.
Kelps contou, no entanto, que o governador da Bahia não será o primeiro convocado da CPI da Covid. “Nosso 1º ofício de convocação será para o ex-secretário do Consórcio Nordeste, Carlos Eduardo Gabas”, comentou nas redes sociais. Segundo o deputado, Gabas não conseguirá escapar da CPI potiguar como aconteceu na CPI do Senado. E avisou: “Ele terá de vir, nem que seja escoltado”.
“A compra dos respiradores pelo Consórcio Nordeste é um dos 12 itens que serão investigados pela CPI da Cocid/RN. Neste processo apresentarei pedido de convocação de diversas pessoas envolvidas na compra, além do pedido de compartilhamento da investigação que corre no STJ”, ressaltou Kelps.
Além de Carlos Gabas, também serão convocados, de acordo com Kelps Lima, só neste processo, várias pessoas envolvidas de forma direta ou indireta na compra dos respiradores, como por exemplos os proprietários da empresa Hempcare, Cristiana Prestes Toledo e Luiz Henrique Ramos.
“Também será chamado o empresário Paulo de Tarso Carlos, da Biogeoenergy. Estes três empresários foram presos na Operação Ragnarok, que investiga o desvio dos 48 milhões de reais. Também serão convocados o Sr. Jesiel Soares da Silva, fiscal do contrato dos respiradores, nomeado por Gabas, e Valdeir Claudino de Souza, gerente de administração do Consórcio Nordeste. Outras pessoas, inclusive do Governo do RN, também serão convocados para depor tanto no caso dos respiradores do Consórcio Nordeste, como nos outros 11 pontos investigados pela CPI da Covid”, declarou o parlamentar.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias