Política

Projeto que mantém alíquota de 20% para o ICMS avança na ALRN

Deputado Adjuto Dias, filho do prefeito de Natal, Álvaro Dias, votou contra mesmo sabendo que isso pode trazer perda de R$ 28 milhões à capital do Estado

por: NOVO Notícias

Publicado 7 de novembro de 2023 às 14:42

Projeto que prevê alíquota permanente de 20% para o ICMS fio aprovado pela maioria da CCJ. Foto: Eduardo maia/ALRN

Projeto que prevê alíquota permanente de 20% para o ICMS fio aprovado pela maioria da CCJ. Foto: Eduardo maia/ALRN

O projeto que prevê a manutenção da alíquota de 20% para o ICMS no RN foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (7).

A matéria foi aprovada pela maioria. O deputado estadual Adjuto Dias (MDB), filho do prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos) votou contra o projeto mesmo sabendo que isso pode gerar uma perda de R$ 28 milhões à capital do RN.

Logo no início da reunião o deputado Galeno Torquato (PSDB) reclamou da falta de zelo do Governo do Estado com o documento que traz o impacto financeiro da matéria no orçamento estadual, enviado à Comissão, já que o mesmo não estava assinado.

Em seguida o documento foi reenviado pela administração estadual, através do líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Francisco do PT, dessa vez impresso em papel timbrado e assinado pela secretária executiva da Fazenda, Jane Carmem Carneiro e Araújo.

Somente depois desse processo, a matéria que torna permanente o a alíquota de 20% para o ICMS foi votada e aprovada pela maioria dos deputados presentes na reunião.

“É preciso ressaltar que o que a CCJ está aprovando são os aspectos da regimentalidade, da constitucionalidade, da técnica legislativa e da juridicidade do projeto. Nesse sentido o meu parecer é favorável pela admissibilidade da matéria”, disse Francisco do PT, líder do Governo na Assembleia Legislativa e relator da matéria. Decisão seguida pela maioria dos deputados presentes.

Leia também:

Ainda na reunião, os membros da CCJ aprovaram a unanimidade a matéria, de iniciativa do Tribunal de Justiça, que altera a lei complementar nº 715, de 21 de junho de 2022, para reajustar a remuneração dos servidores do quadro de pessoal do Poder Judiciário do RN.

O terceiro projeto da pauta, que veda a eliminação de candidatos aprovados fora das vagas disponíveis nos certames realizados na administração direta do Poder Executivo do Estado, teve um pedido de vistas solicitado pelo deputado estadual Adjuto Dias (MDB).

As matérias aprovadas na CCJ seguem a tramitação normal do Parlamento Potiguar, até que cheguem ao plenário da Casa Legislativa, onde serão analisadas e votadas pelos deputados estaduais.

Participaram da reunião os deputados Hermano Morais (PV), Dr. Kerginaldo (PSDB), Kleber Rodrigues (PSDB), Galeno Torquato (PSDB), Francisco do PT, Ubaldo Fernandes (PSDB), Adjuto Dias (MDB), Luiz Eduardo (SDD).

 

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags