Entretenimento

Perfil anônimo usa IA para fazer Elis Regina cantar outros artistas

Endereço @elisregina.ai no Instagram passou a publicar vídeos em que a voz de Elis é simulada por meio de ferramentas digitais para cantar músicas de cantoras atuais da música brasileira – figuras que nem tinham nascido quando Elis morreu, há 41 anos.

por: NOVO Notícias

Publicado 2 de novembro de 2023 às 17:16

Por meio de IA, Elis Regina canta várias músicas que foram lançadas após a sua morte. Foto: Reprodução

Por meio de IA, Elis Regina canta várias músicas que foram lançadas após a sua morte. Foto: Reprodução

Há alguns dias o endereço @elisregina.ai no Instagram passou a publicar vídeos em que a voz de Elis Regina é simulada por meio de inteligência artificial (IA) ferramentas digitais para cantar músicas de cantoras atuais da música brasileira – figuras que nem tinham nascido quando Elis morreu, há 41 anos.

As versões completas estão sendo postadas no YouTube. Confira abaixo um dos vídeos postados no Instagram:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por @elisregina.ai

Entre as músicas estão Infiel, sucesso da cantora sertaneja Marília Mendonça, Por Supuesto, primeiro sucesso de Marina Sena, e Você Não Presta, música gravada por Mallu Magalhães.

O perfil também simulou um novo encontro entre Elis e Gal Costa na música Barato Total. As duas só cantaram juntas uma única vez, em 1981, em um especial da TV Globo. E há uma versão de Elis cantando Flor de Maracujá, outro sucesso de Gal.

Leia também:

O dono do perfil (@elisregina.ai), que não se identifica, ainda postou Elis ‘cantando’ Opinião, sucesso de sua rival Nara Leão; Gatas Extraordinárias, gravado por Cássia Eller; além de Diariamente, Eu Sei e Bem Que Se Quis, hits de Marisa Monte. De gravações de Maria Rita, filha de Elis, há três simulações: os sambas Cara Valente e Num Corpo Só e a canção Encontros & Despedidas, de Milton Nascimento e Fernando Brant. Há ainda Tô Voltando, sucesso de Simone, e Kilariô, do músico Di Melo.

Em algumas músicas, a voz parece muito com a da cantora. Em outras, nem tanto. De qualquer forma, fica a impressão do que poderá ser feito no futuro com o uso de inteligência artificial, já que a tecnologia está sempre evoluindo. Não é difícil imaginar que tenhamos no futuro uma ferramenta de streaming na qual poderemos  — por meio de IA — colocar nossos cantores prediletos para cantar músicas que não são deles ou que eles jamais cantariam.

Em julho, a imagem da cantora foi recriada para uma propaganda publicitária ao lado da filha, Maria Rita. O vídeo foi alvo de representação no Conar, que depois arquivou o caso.

 

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

 

 

 

Tags