Cotidiano

Finados: milhares de pessoas visitam os cemitérios Morada da Paz

No dia em que as pessoas se dedicam à homenagear e relembrar os entes queridos falecidos, os cemitérios Morada da Paz Emaús, São José de Mipibu e Morada da Paz Essencial Zona Norte, em São Gonçalo do Amarante, reuniram mais de 10 mil pessoas.

por: NOVO Notícias

Publicado 2 de novembro de 2023 às 14:56

Dia de Finados atraiu milhares de Pessoas aos cemitério Moradas da Paz. Foto: Giovanna Simões/Divulgação

Dia de Finados atraiu milhares de Pessoas aos cemitério Moradas da Paz. Foto: Giovanna Simões/Divulgação

Logo nas primeiras horas da manhã, já era intensa a movimentação de visitantes nos cemitérios Morada da Paz, nesta quinta-feira (2). No dia em que as pessoas se dedicam à homenagear e relembrar os entes queridos falecidos, os cemitérios Morada da Paz Emaús, São José de Mipibu e Morada da Paz Essencial Zona Norte, em São Gonçalo do Amarante, reuniram mais de 10 mil pessoas.

No Grupo Morada, a data é tradicionalmente chamada Dia da Lembrança para trazer à tona a ideia de ressignificação do luto e remeter à essência do dia, que é abrir espaço para a saudade. Nos cemitérios de Emaus e São José de Mipibu, músicos circulavam pelos espaços, o que proporcionou um clima ainda mais humanizado e propício para reflexão.

Outra iniciativa foi a distribuição de balões brancos, que foram entregues aos visitantes com a proposta de escrever o nome do ente querido e uma mensagem para ele. E seguida, era possível depositar os balões junto aos jazigos.

Leia também:

Além de homenagear com flores e visitar o local de sepultamento dos entes queridos, os visitantes participaram de missas, cultos e palestra espírita no cemitério, crematório e funerária Morada da Paz Emaús, com programação desde as 8h30.

Reunidos em família ou sozinhos, os presentes podiam ser vistos em momentos de silêncio e contemplação. Em alguns casos, conversavam sobre as lembranças guardadas do tempo de convivência com os entes queridos.

Este é o caso de Marineide e Michelle Ribeiro, mãe e filha que visitaram familiares que descansam no Morada da Paz de Emaus. Para Marineide, que é aposentada, o momento do Dia de Finados é sinônimo de muita saudade, alguma dor, mas sobretudo de lembrar com carinho do pai, da mãe e de um sobrinho.

“Esse é um hábito que não deixo de cumprir todo dia 2 de novembro, vir ao Morada da Paz para prestar homenagens aos meu familiares. Não considero o dia de hoje uma simples feriado, mas uma data de profunda reflexão sobre a vida de quem já está fisicamente entre nós”, explica.

A visitação segue aberta em todos os cemitérios até o fim do dia, seguindo os horários habituais de funcionamento dos espaços.

 

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags