Polícia

Operação Paz: Forças de segurança realizam 214 prisões em um mês no RN

Operação coordenada pelo Ministério da Justiça tem o objetivo de contribuir com a redução do número de Condutas Violentas Letais e Intencionais (CVLIs), entre setembro e dezembro

por: NOVO Notícias

Publicado 4 de outubro de 2023 às 16:10

Em reunião, secretário Coronel Araújo apresentou dados do primeiro mês da Operação Paz – Foto: Jaqueilton Gomes/NOVO Notícias

Durante o mês de setembro, as forças de segurança pública no Rio Grande do Norte efetuaram 214 prisões, fruto do trabalho da Operação Paz, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e deflagrada em 12 estados do país.

A Operação Paz, iniciada no dia 1º de setembro, seguirá até o dia 31 de dezembro, e tem o intuito de contribuir com a redução do número de homicídios, as chamadas Condutas Violentas Letais e Intencionais (CVLIs). Além de homicídios dolosos, compõem a lista de CVLIs os crimes de feminicídio, latrocínio, morte em decorrência de confronto com agentes de segurança pública, e lesões corporais seguidas de morte.

No total, o Ministério da Justiça está investindo cerce da R$ 150 milhões nos 12 estados. O valor destinado ao Rio Grande do Norte não foi informado, no entanto, o secretário de estado da Segurança Pública, Coronel Araújo, garante que o montante aportado em nosso estado é suficiente para contribuir na maior efetividade das ações durante os dias de operação, e melhorar os índices da segurança pública potiguar.

Das 214 prisões, mais de 40 foram de pessoas acusadas de homicídio, realizadas por policiais de todas as polícias. Além das prisões, foram apreendidas ainda 21 armas, 17 explosivos e 189 munições. Foram 340 barreiras policiais realizadas, com 7.110 pessoas abordadas, e em 3.306 veículos, bem como 140 mandados de prisão cumpridos. No total, foram realizadas 10.798 ações ostensivas em todo o Rio Grande do Norte, através da Operação Paz, só no mês de setembro.

As ações da Operação Paz fazem parte do Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Enfoc), instituído pelo Ministério da Justiça, e que visa promover a integração de forças de segurança pública no combate às organizações criminosas.

O Enfoc renderá aporte de R$ 900 milhões pelo Ministério da Justiça em todo o Brasil, até 2026, para custeio das operações e equipamentos utilizados pelas forças de segurança no combate ao crime organizado.

Em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (4), além do secretário Coronel Araújo, estiveram presentes representantes de vários órgãos estaduais e federais, como as Polícias Militar, Civil, Penal, Federal, e Rodoviária Federal, além da órgãos de inteligência, como o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).

Os números apresentados ajudaram na diminuição da insegurança nas principais cidades do Rio Grande do Norte nos primeiros nove meses de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado. A maior diminuição foi registrada em Parnamirim, que apresenta uma diminuição de 48,6% das mortes violentas, seguida por Mossoró com queda de 46,3%. Macaíba com 36,4%, São Gonçalo do Amarante com 24,4% e Natal com 14% de redução completam a lista apresentada pela Sesed.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags