Blogs

Ranieri Barbosa tem a chapa dos sonhos para 2024: “Torço muito pela aliança entre Paulinho e Álvaro”

O vereador, que está de malas prontas para o Republicanos, conta ainda ao Blog qual foi o resultado da reunião entre o prefeito e o grupo de nove vereadores natalenses

por: Foto do autor Daniela Freire

Publicado 2 de outubro de 2023 às 01:12

Aparecendo bem colocado nas pesquisas para a disputa de vereador em Natal em 2024, Ranieri Barbosa tem a candidatura à Prefeitura de Natal dos seus sonhos: Paulinho Freire na cabeça de chapa com o apoio de Álvaro Dias. “Eu torço muito pela aliança entre Paulinho e Álvaro. Aí, sim, teremos uma candidatura fortalecida”, disse ele, em entrevista ao Blog Daniela Freire.

Na avaliação do parlamentar, que ainda está sem partido, mas de malas prontas para o Republicanos do prefeito de Natal, Paulinho é um nome que agrega muitas forças políticas e que pode se tornar um candidato forte e competitivo se tiver ao lado do chefe do Executivo da capital potiguar em 2024.

Na entrevista ao Blog, o vereador Ranieri Barbosa ainda conta qual foi o objetivo da mais recente reunião, ocorrida na semana passada, entre o prefeito e nove vereadores, incluindo ele próprio. “O que ouvimos do prefeito é que ele está decidido a ter um único grupo para ele apoiar (na Câmara)”, adiantou.

Leia a entrevista completa abaixo:

1. Vereador, as eleiçoes 2024 já pautam todas as conversas políticas em Natal e há times sendo montados, com anúncios de pré-candidaturas e de formação de nominatas para a eleição de vereador. Como o senhor tem se posicionado nesse cenário?

Ranieri Barbosa: Meu posicionamento tem sido o de construir um grupo de amigos vereadores para que possamos nos fortalecer, independente da nominata que fomos participar, ou até mesmo de partido. O intuito é formar um grupo para somar com os demais pré-candidatos. Acredito que a partir do momento que temos um grupo nos tornamos ainda mais fortes, um grupo de vereadores com mandatos diante da reforma da legislação, tanto a vigente, quanto com a mini-reforma, favorece muito grupos formados dessa maneira, podendo até ajudar a eleger candidatos em sobra de votos na nominata.

Então meu comportamento tem tem sido o de articular esse grupo e podendo ouvir os anseios da cada um, sendo uma das vozes do grupo para liderá-lo de uma forma isonômica.

 

2. O senhor continua sem partido, apesar de todas essas movimentações. Está planejando seguir orientação de Álvaro Dias e se filiar ao Republicanos?

RB: Estou sem partido temporariamente, observando o cenário político, a legislação atual, a possibilidade da min-reforma ser aprovada, parcial ou na integralidade. Tenho dialogado muito com o prefeito Álvaro Dias, já tivemos três reuniões para falar de nominata e a minha intenção é ir para o partido Republicanos, que é onde nasci politicamente, quando era o PRB. Fui o fundador do PRB em Natal no ano de 2006, fui eleito em 2008 e reeleito em 2012 com o 10123, número do Partido da República Brasileira, que agora tornou-se o Republicanos.

Então é isso, tenho uma grande intenção em voltar ao partido, porém estamos dialogando e verificando todo o cenário político atual.

 

3. Falando nisso, o prefeito de Natal reuniu há poucos dias nove vereadores para tratar sobre a possibilidade de formação de um ‘chapão’ com vistas ao pleito do ano que vem. O senhor participou dessa conversa. O que foi dito por Álvaro aos vereadores na ocasião?

RB: Na reunião que houve semana passada, com 9 vereadores presentes, foi conversado com o prefeito Álvaro Dias a possibilidade desse grupo desembarcar no Republicanos. O que ouvimos do prefeito desde então é que ele está decidido a ter um único grupo para ele apoiar, porque antes existia a possibilidade de dentro do grupo do prefeito uma parte ficar dentro do Republicanos e uma parte menor ir para um outro partido. Acordamos que não aceitaríamos ter dois grupos e o prefeito acatou essa decisão pois entendeu que ter um grupo nos torna fortes, pois se tornará o maior partido da capital, a maior bancada com mandato da capital, um partido com grandes possibilidades de eleger o maior número de vereadores.

 

4. Como o senhor analisa esse encontro com o prefeito e outros oito parlamentares? Houve definição sobre nominata e apoios?

RB: Não ficou absolutamente nada definido, apenas ouvimos da parte do prefeito sobre a possibilidade de termos um grande chapão, um chapão forte.

A avaliação que faço é a que vamos analisar a situação como um todo, nomes de complementar, que até então não nos foram apresentados pelo prefeito. Sabemos os vereadores que têm intenções, porém desconhecemos os nomes que o prefeito vai apresentar para compor esse grande chapão.

Nada definido até sabermos os nomes que serão indicados e analisarmos toda a situação.

 

5. Alguns dos vereadores presentes, inclusive o senhor, têm ligação também com o deputado federal Paulinho Freire, que é ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal e que já lançou publicamente a sua pré-candidatura a prefeito de Natal. Como avalia essa candidatura de Paulinho? Acredita que há possibilidade de um acordo entre ele e Álvaro?

RB: Como avalio a campanha de Paulinho Freire? Acho que Paulinho, por ser um grande articulador político, um dos maiores que eu já pude conhecer dentro da vida pública no período em que eu participo nesse mundo político. O mesmo transita bem entre todos os partidos, entre todos os poderes, no Poder Executivo Municipal, no Executivo Estadual, no Executivo Federal, entre os órgãos de controles. Então ele tem credibilidade e um bom trânsito. E por ser um grande articulador que tenho observado, está no União Brasil, que é um dos maiores partidos do país, com fundo partidário e tempo de televisão, com cinco vereadores filiados, tem o PSDB com cinco vereadores do seu grupo político filiados, e os quais ele tem uma relação. Tem excelente com o presidente do PSDB, presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira de Sousa, tem uma relação muito boa com o PP, inclusive com o presidente nacional do PP (Ciro Nogueira), e com o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP), com João Maia, que vai assumir o PP (no RN), e com Érico Jácome (presidente da CMN), que está indo se filiar também ao PP. Tem uma relação muito boa com o Podemos, através de senador Styvenson Valentim, tem uma relação muito boa com Rogério Marinho, inclusive votou em Rogério Marinho para o Senado, e tem uma relação boa enquanto presidente e eleitor com Álvaro. Então vejo que existe possibilidade, sim. Agora, isso compete ao prefeito, tomar essa decisão. Acho que Paulinho agregando todo esse grupo, e mais o prefeito Álvaro Dias, se torna um candidato muito forte e competitivo e eu torço muito por essa aliança, em que esses partidos que Paulinho já vem articulando se somam ao prefeito Álvaro Dias. Aí sim, teremos uma candidatura de Paulinho Freire a prefeito Natal muito fortalecida.

 

6. Em conversa com o Blog o senhor já havia dito que os vereadores da bancada do prefeito aceitariam indicar o vice na chapa de Álvaro. Essa possibilidade tem sido colocada nas reuniões políticas?

RB: A intenção da Câmara Municipal, um bloco, inclusive se tornando o maior bloco de vereadores com mandato, indicar um vice para qualquer chapa, é demonstração da força do poder legislativo. Porém, isso em nenhum momento foi dialogado com nenhum partido, nem nas conversas que tivemos com o prefeito Alvaro Dias, também nunca foi colocado a questão da majoritária.

 

7. Recentemente, o senhor apareceu na liderança de pesquisas de intenção de voto para a eleição de vereador na capital. Qual a expectativa para 2024?

RB: Ter aparecido bem nas pesquisas é realmente um motivo de satisfação, mesmo sabendo que pesquisas registram apenas o momento, são muito temporal, mas já é um reflexo no cenário onde você está no quarto mandato, tentando ir para um quinto, ser avaliado numa pesquisa indicando como o mais bem citado ou entre os mais citados, é um reflexo da demonstração do resultado do trabalho do mandato, mesmo já tendo sido em outra eleição mais votado de Natal, mais votado do Estado e numa outra ter ficado em segundo como também um dos mais votados de Natal e do Estado. E depois de quatro mandatos, tentando um quinto, você novamente surgir como um dos candidatos com possibilidades de ter um grande êxito é realmente algo satisfatório, mas que não envaidece. Temos que trabalhar, cada vez mais focados no mandato, nos projetos sociais, nas ações sociais, dentro do parlamento continuar sendo o regimentalista, exercendo a vice-liderança conquistada para desenvolver cada vez mais um trabalho pelo desenvolvimento da nossa cidade do Natal.