Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do Brasil, e Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, reuniram-se na tarde desta quarta-feira (20) em Nova York (EUA). O encontro, que durou cerca de uma hora e 10 minutos, foi o primeiro após meses de opiniões divergentes sobre a guerra no leste europeu, que se arrasta há um ano e sete meses.
No Twitter, Lula disse que teve “uma boa conversa sobre a importância dos caminhos para construção da paz”. A mensagem do presidente na rede social também menciona a importância da manutenção constante do diálogo entre os países.
Hoje me reuni em Nova York com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Tivemos uma boa conversa sobre a importância dos caminhos para construção da paz e de mantermos sempre o diálogo aberto entre nossos países.
📸 @ricardostuckert pic.twitter.com/GESsasLlVz
— Lula (@LulaOficial) September 20, 2023
O encontro foi solicitado pelo líder ucraniano a fim de aproveitar a presença de ambos na Assembleia Geral da ONU, na cidade americana. Lula chegou aos Estados Unidos no sábado, 16, após participação no G77+China, em Havana, e voltará para o Brasil nesta madrugada.
O presidente da Ucrânia também usou as redes sociais para falar da reunião com Lula. Segundo Zelensky, a conversa com o presindente brasileiro foi “aberta e construtiva”. O ucraniano disse também que os corpos diplomáticos dos dois países irão trabalhar juntos para fortalecer as relações bilaterais. “O representante do Brasil continuará seu trabalho nas reuniões referentes à fórmula da paz”, escreveu Zelensky.
Important meeting with @LulaOficial.
Following our honest and constructive discussion, we instructed our diplomatic teams to work on the next steps in our bilateral relations and peace efforts.
Brazilian representative will continue to take part in the Peace Formula meetings. pic.twitter.com/kC7f6MF0FZ
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) September 20, 2023
Segundo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, a reunião transcorreu “num ambiente tranquilo, amigável, em que os dois trocaram informações sobre cada um dos países e a situação do mundo neste momento”.
O ministro das relações exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, qualificou a conversa como “calorosa e honesta”, na qual cada país entendeu sua posição. Kuleba disse, ainda, que esse foi um momento importante.
Lula aproveitou o compromisso na ONU para realizar uma série de audiências com presidentes e primeiros-ministros de outros países. Antes da agenda com o líder ucraniano, Lula se reuniu com o presidente americano Joe Biden.
RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS – O Brasil reconheceu a independência da Ucrânia em 1991, após a dissolução da União Soviética, e estabeleceu relações diplomáticas com o país no ano seguinte. Vários acordos de cooperação foram firmados ao longo dos anos, com destaque para a área espacial. Em 2009, o presidente Lula visitou a Ucrânia, para o lançamento da parceria estratégica entre os dois países.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias