Flamengo e São Paulo iniciam neste domingo a decisão da Copa do Brasil. A disputa pela taça terá seu primeiro capítulo às 16h (de Brasília), no Maracanã.
O jogo de volta está marcado para 24 de setembro, no mesmo horário, no Morumbi. Ambos os clubes foram eliminados de suas competições continentais e têm poucas chances no Brasileirão, ou seja, a Copa do Brasil pode ser a última chance de título para eles em 2023.
A final deste ano será também a derradeira da “melhor de três”, já que o Flamengo levou a melhor em 2022, quando eles voltaram a se enfrentar na competição. Naquela ocasião, o rubro-negro venceu por 3 a 1 no Morumbi e 1 a 0 no Maracanã. Quando o São Paulo passou em 2020, também foi com duas vitórias: 2 a 1 no Maracanã e 3 a 0 no Morumbi.
Flamengo
O Flamengo chega à final após passar por Maringá (derrota por 2 a 0 e goleada por 8 a 2), Fluminense (0x0 e 2×0), Athletico-PR (2×1 e 2×0) e Grêmio (2×0 e 1×0).
Em recuperação de lesões no bíceps femoral na coxa esquerda, Arrascaeta e Luiz Araújo já fazem atividade em campo, porém, não participaram de nenhum treinamento com o grupo. O planejamento é que retornem para o jogo no Morumbi.
O Rubro-Negro havia conseguido um respiro para a Data Fifa após vencer o Botafogo por 2 a 1 no Nilton Santos, onde ninguém havia batido o líder, mas voltou com tudo à crise ao sofrer dura derrota por 3 a 0 para o Athletico-PR em Cariacica.
Tetracampeão da Copa do Brasil, o Flamengo iguala o Grêmio e ocupa a segunda posição entre os maiores vencedores da competição caso leve a melhor contra o São Paulo. Os rubro-negros conquistaram a competição em 1990, 2006, 2013 e no ano passado. Bateu Goiás, Vasco, Athletico-PR e Corinthians respectivamente. O clube ainda jogou as finais de 1997, 2003, 2004 e 2017, mas acabou derrotado.
São Paulo
O caminho tricolor começou com classificações sobre Ituano e Sport. Dali pra frente, só clássico: nas quartas, despachou o Palmeiras; na semi, virou sobre o Corinthians após ser derrotado no jogo de ida.
Dorival Júnior, atual técnico do tricolor, era o técnico dos cariocas no último ano, e pode ser um fator determinante para o título inédito e a quebra dos tabus, já que grande parte do elenco flamenguista campeão sob seu comando jogará a decisão. E, apesar do treinador não enxergar o duelo como uma oportunidade de “vingança”, já que foi demitido no fim da temporada mesmo ganhando Copa do Brasil e Libertadores, esse reencontro é mais um tempero.
Escalações:
Flamengo – Técnico: Jorge Sampaoli
Provável time: Matheus Cunha, Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira, Ayrton Lucas, Erick Pulgar, Vitor Hugo, Gerson, Gabigol, Bruno Henrique e Pedro.
São Paulo – Técnico: Dorival Júnior
Provável time: Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia, Alisson, Rodrigo Nestor e Wellington Rato; Lucas e Calleri.
Arbitragem
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias