Cotidiano

TJRN mantém decisão para retorno de 100% das linhas de ônibus em Natal

Desembargador nega recurso da Prefeitura de Natal que tentava mais uma vez derrubar decisão favorável obtida em ação impetrada pelo mandato da deputada Natália Bonavides

por: NOVO Notícias

Publicado 12 de setembro de 2023 às 15:02

Com o recurso, decisão sobre retorno de linhas de ônibus em natal está mantida. Foto: Foto: Josenilson Rodrigues/Busão de Natal

Com o recurso, decisão sobre retorno de linhas de ônibus em natal está mantida. Foto: Foto: Josenilson Rodrigues/Busão de Natal

O desembargador Dilermando Mota, da 1ª Câmara Cível, negou recurso do Prefeitura de Natal e manteve em definitivo a decisão de 1ª grau que determinou o retorno de todas as linhas de ônibus de Natal que foram suspensas durante a pandemia de Covid-19.

Por meio de embargo a Prefeitura tentava derrubar a decisão de abril do ano passado — dada pelo juiz Ricardo Tinoco — que determinou o reotno de 24 linhas retiradas de circulação durante a pandemia de Covid-19. Com a decisão de agora, de acordo com o advogado Gustavo Freire, a decisão de 1ª instância não só fica mantida como se torna muito difícil de ser reformada.

A decisão de agora se refere a uma ação impetrada pelo gabinete da deputada federal Natália Bonavides (PT). “Mais uma vez a justiça solicita que o Seturn coloque nas ruas as linhas de ônibus que foram tiradas de circulação. É absurdo que, até hoje, depois de 11 decisões favoráveis a gente, o Sindicato dos empresários dos transportes siga descumprindo e fazendo a população natalense utilizar um serviço de transporte defasado”, disse a parlamentar.

Leia também:

A Justiça já havia decidido pela volta da circulação dos ônibus retirados, mas o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município de Natal (Seturn) recorreu no processo. Todos os recursos até agora foram negados, inclusive pelo Pleno do Tribunal de Justiça.

A deputada criticou ainda o fato de que mesmo com as linhas retiradas a Prefeitura segue concedendo isenções fiscais às empresas de ônibus. Recentemente a Prefeitura sancionou um novo período de isenção fiscal às empresas. Uma dos compromisso para isso é que algumas linhas retiradas na pandemia sejam novamente colocadas à disposição da população de Natal.

De acordo com Gustavo Freire esse acordo não abrange as 24 linhas que foram suspensas e até hoje não voltaram. Na decisão inicial, ficou determinado que por cada dia de descumprimento da ordem de fazer retornar 100% das linhas haveria multa de R$ 50 mil por dia a ser paga pela Prefeitura do Natal e o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Natal (Seturn).

A Ação Popular tramita na 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, que vem decidindo com frequência favorável ao retorno dos ônibus, o Ministério Público também já se posicionou favorável.

 

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

 

Tags