Três anos de namoro e mais dez morando juntos. Foi esse o tempo que – os agora recém casados – Joyciane Estevam, 29, e Welson de Lima, 33, levaram para oficializar a união. Um objetivo atingido na noite desta segunda-feira (4/8), quando o casal se juntou a outros 44 noivos, em mais um ‘Casamento Comunitário’, cerimônia essa realizada pelo o Núcleo de Ações e Programas Socioambientais do TJRN (NAPS), em parceria com 2º Tabelionato de Notas de Parnamirim e a Prefeitura do município.
“Ao todo, são 13 anos de relacionamento. Mas, esperávamos um momento de mais facilidade financeira. Então, essa economia aqui no casamento comunitário ajudou bastante”, destacou o casal, ao se referir à gratuidade da solenidade, que já é tradicional no calendário do TJRN. O evento contou com a presença da desembargadora Maria Zeneide Bezerra, do desembargador Saraiva Sobrinho, da juíza Fátima Soares, do prefeito Rosano Taveira, autoridades legislativas e secretários municipais.
“Sou muito grata a Deus e a Nossa Senhora de Fátima, por uma filha de carpinteiro, meu pai, que já se foi, e da minha mãe, uma doméstica, chegar ao judiciário estadual. Somos gratos pelo que realizamos e Parnamirim recebeu todos os projetos do TJRN”, destacou a desembargadora, em tom emocionado, ao incentivar – em especial aos mais jovens presentes na cerimônia – o estudo como caminho para o crescimento pessoal e profissional. A desembargadora Zeneide se aposenta do judiciário estadual nesta quarta-feira (6/7).
De acordo com o NAPS, a cerimônia é a quinta realizada em 2023, depois das edições que ocorreram nos municípios de Assu, Pau dos Ferros, Guamaré, Ceará Mirim e Parnamirm, esta com 45, e que teve o apoio também da Secretaria de Assistência Social (Semas). O casamento serviu para oficializar as uniões nas esferas civil e religiosa com direito a sessão de fotos, bolo e lembrança para o casal e a celebração contou ainda com apresentações artísticas com o coral da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
Segundo a juíza Suiane Medeiros, da 1ª Vara de Família de Parnamirim, que celebrou a cerimônia, o casamento é uma maneira formal de constituição de família, em uma época em que os costumes sociais estão primordialmente marcados pela informalidade e pela superficialidade. “Estar aqui hoje para celebrar este momento me traz muita alegria”, destacou, ao ressaltar a importância do ato civil e religioso. “É importante, pois permite que esses casais saiam da informalidade e possam ter os seus vínculos juridicamente reconhecidos”, disse.
Para o casal Lucas de Lima, empresário, 26 anos, paulista, e Ana Letícia, 21, atendente, o pouco tempo não foi obstáculo para efetivar a oficialização. “Estamos juntos há apenas um ano e quatro meses. Mas estamos certos desse passo”, declararam, ao pedirem para fazer uma foto com a desembargadora Maria Zeneide, para a qual foram prontamente atendidos.
Segundo o prefeito Rosano Taveira, o casamento comunitário é a oportunidade de proporcionar para os casais a segurança da oficialização da união, sendo um “grande momento”, por se tratar de uma instituição que simboliza, para o chefe do Executivo, “a união de laços de amor, de afeto e da família”.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias