No dia 16 de setembro, foi executado um tiro simbólico de artilharia, em homenagem ao primeiro disparo de artilharia da FEB em solo europeu. Foto: Reprodução/Instagram

No dia 16 de setembro, foi executado um tiro simbólico de artilharia, em homenagem ao primeiro disparo de artilharia da FEB em solo europeu. Foto: Reprodução/Instagram

Cotidiano

Homenagem 80 anos da FEB em Natal: série de eventos celebra legado dos bravos pracinhas

As comemorações, organizadas pela 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, celebraram as 8 décadas da Força Expedicionária Brasileira, que combateu na Segunda Guerra Mundial, lutando pela liberdade e pela paz

por: NOVO Notícias

Publicado 12 de outubro de 2024 às 18:30

Uma série de eventos em homenagem aos 80 anos da Força Expedicionária Brasileira marcaram a última semana na cidade de Natal. As comemorações, organizadas pela 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, celebraram o legado dos bravos pracinhas que combateram Segunda Guerra Mundial, lutando pela liberdade e pela paz.

No dia 16 de setembro, foi executado um tiro simbólico de artilharia, em homenagem ao primeiro disparo de artilharia da FEB em solo europeu. Comandado pelo Coronel Erland Correia Mota, o tiro foi realizado no 17º Grupo de Artilharia de Campanha, em uma cerimônia que emocionou o público presente, resgatando a memória e o sacrifício dos soldados brasileiros diante dos horrores da guerra.

No dia 17, o Simpósio Força Expedicionária Brasileira: 80 Anos de Glória reuniu historiadores, especialistas, autoridades militares, veteranos e convidados para discutir o impacto e a importância histórica da FEB. O Simpósio aconteceu no Complexo Cultural Rampa, presidido pelo Comandante da 7ª Bda Inf Mtz, General de Brigada Klauber Rogerio Candian, que valorizou a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial e reforçou a importância de simpósios sobre a história do Exército e do Brasil para a preservação da memória dos heróis e heroínas nacionais.

Por fim, apresentações musicais e culturais na Praça Pedro Velho (Praça Cívica) encerraram o ciclo de comemorações no dia 20. O evento reuniu as Bandas da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal, da Polícia Militar e a Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, além de artistas locais, culminando no emocionante canto da Canção do Expedicionário, entoada por todos os presentes em homenagem aos heróis brasileiros. O local também foi palco de uma exposição de materiais militares e de veículos antigos, de colecionadores do Jeep Clube RN.

A população de Natal prestigiou os eventos do ciclo de celebrações, reforçando a parceria entre as Forças Armadas e a sociedade. As comemorações dos 80 anos da Força Expedicionária Brasileira reafirmam o compromisso do Exército de reverenciar e de manter viva a memória de combatentes brasileiros que inspiraram gerações com exemplos de bravura, patriotismo e dedicação à nação.

Tags