Carros elétricos têm pacotes de baterias protegidos e reforços estruturais na carroceria. Foto: Reprodução

Carros elétricos têm pacotes de baterias protegidos e reforços estruturais na carroceria. Foto: Reprodução

Economia

Veículos 10 mitos e verdades sobre os carros elétricos no Brasil

Brasil possui cerca de 8 mil estações de recarga para veículos elétricos, mas setor ainda enfrenta desafios

por: NOVO Notícias

Publicado 29 de julho de 2024 às 17:30

Carros elétricos têm pacotes de baterias protegidos e reforços estruturais na carroceria. Foto: Reprodução

Carros elétricos têm pacotes de baterias protegidos e reforços estruturais na carroceria. Foto: Reprodução

De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o Brasil possui aproximadamente 8 mil estações de recarga para veículos elétricos, mas ainda enfrenta desafios significativos no desenvolvimento desse setor.

Com um mercado cada vez mais competitivo, há uma variação de preços e características que atendem a diversos públicos.
Além dos líderes de venda, as especificações que tornam esses veículos populares entre os consumidores brasileiros merecem destaque.

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O BYD Song Plus GS DM conquistou a primeira posição com mais de 10 mil emplacamentos em todo o país. Este modelo de SUV híbrido plug-in combina um motor 1.5 aspirado com um motor elétrico, entregando uma potência total de 235 cv. Com um preço de mercado em torno de R$ 239 mil, o modelo se destaca pela eficiência e desempenho, atraindo um grande número de consumidores.

Em segundo lugar, o BYD Dolphins Mini GS EV registrou 9.056 unidades emplacadas. Este modelo é um exemplo de segurança e economia, equipado com seis airbags e freios a disco nas quatro rodas. O modelo pode ser encontrado por R$ 115 mil.

Fechando o top três, o BYD Dolphin GS 180 EV. Inspirado no mundo marinho, este modelo foi o primeiro da linha “Ocean” da BYD e é vendido por R$ 137 mil.

Veja a seguir 10 mitos e verdades sobre o carro elétrico no país:

•⁠ ⁠O carro elétrico já está mais barato? Verdade. O mercado de veículos elétricos está testemunhando uma redução de preços. O BYD Dolphin Mini, lançado por R$ 115 mil, incentivou outras marcas a ajustarem seus valores. Renault Kwid E-Tech e Caoa Chery iCar, por exemplo, reduziram seus preços para R$ 99.990 e R$ 80 mil, respectivamente.

•⁠ ⁠Os lançamentos de veículos elétricos no Brasil estão esfriando? Mito. As fabricantes continuam a investir no mercado brasileiro. BYD e Great Wall mantêm estratégias agressivas e a Zeekr, da Geely, estreia no país em setembro. Outras montadoras como Audi, BMW e Volvo também ampliam suas ofertas de veículos elétricos.

•⁠ ⁠A infraestrutura de recarga ainda é deficiente no País? Verdade. Apesar do aumento de estações de recarga, a infraestrutura ainda é insuficiente e concentrada na região Sudeste. Problemas como falta de manutenção e gerenciamento inadequado também são desafios apontados pela ABVE.

•⁠ ⁠O carro elétrico polui mais que o convencional? Mito. Estudos do Conselho Internacional de Transportes Limpos (ICCT) indicam que as emissões de veículos elétricos são significativamente mais baixas em comparação com os veículos tradicionais, mesmo em países com matriz energética menos limpa como a China.

•⁠ ⁠Componentes das baterias são reutilizáveis? Verdade. Atualmente, de 95% a 98% dos componentes das baterias são recicláveis. Empresas brasileiras já estão preparadas para reciclar baterias e reutilizar elementos químicos.

•⁠ ⁠Os elementos químicos da bateria vão acabar? Mito. Elementos como lítio, grafite, níquel e alumínio são abundantes na natureza. A reciclagem de baterias ajuda a garantir a sustentabilidade desses recursos.

•⁠ ⁠Ainda é difícil instalar ponto de recarga nos edifícios antigos? Verdade. Além das instalações antigas, há resistência de moradores devido ao temor de aumento na conta de energia e risco de incêndio, apesar de especialistas afirmarem que o risco de incêndio é menor em carros elétricos.

•⁠ ⁠Carro elétrico é menos seguro? Mito. Veículos elétricos têm pacotes de baterias protegidos e reforços estruturais na carroceria, além de dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito.

•⁠ ⁠Recarga doméstica de carro elétrico aumenta a conta de luz? Verdade. A recarga doméstica pode aumentar a conta de luz em cerca de R$ 210 por mês. No entanto, o custo por quilômetro rodado é significativamente menor em comparação ao uso de gasolina.

•⁠ ⁠As concessionárias estão totalmente aptas para atender carro elétrico? Mito. Cerca de 40% das concessionárias não possuem qualificação adequada para o serviço de pós-venda, segundo a consultoria automotiva J.D. Power.

 

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